Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


Vocês com certeza já ouviram falar de Jogos Vorazes. Ele é o primeiro livro da trilogia da autora Suzanne Collins, e está fazendo um tremendo sucesso. Com o final de Harry Potter e *chora* o fim da Saga Twilight se aproximando, alguns apostam suas fichas em “Jogos Vorazes” como nova febre entre os jovens.

Seja o que for que o filme tenha à nos oferecer (ouvi pitacos negativos e positivos), ele nunca será tão completo como livro. E este, definitivamente, é desses tipos de livros que prende do começo ao fim.
Eu estava com muita expectativa para lê-lo e ele correspondeu à todas!
Uma história com fatos muito intensos, com muita ação e algum romance.

O livro é dividido em 3 partes, onde a autora nos apresenta um tempo no futuro do planeta que não é nada animador. O homem enfim conseguiu pôr tudo a perder, e com a ajuda de desastres naturais, não resta muita coisa.
Panem surge das cinzas da América do Norte, e é um país dividido em 13 distritos e a Capital. Os distritos são espécies de colonias da Capital que, insatisfeitos, fazem uma rebelião contra a repressão, onde o distrito 13 foi destruído como exemplo, e para manter o controle e como castigo para os outros 12 distritos nasce os Jogos Vorazes.

Todo ano dois jovens tributos , um feminino e masculino, de cada distrito é enviado aos Jogos Vorazes para lutarem entre si até a morte.
Há apenas UM vencedor e sobrevivente.
Os Jogos Vorazes são transmitidos pela TV aos 12 distritos e à Capital. (Certamente alguém vai lembrar um pouco de BBB)

Nossa protagonista, Katnnis, vive no distrito 12 rodeada de privações. Através de seus olhos vemos uma realidade cruel, onde não apenas ela passa por necessidades, como a maioria da população do 12.
Para não passar fome com sua família (que se resume à sua irmã caçula de 12 anos e sua mãe com histórico de depressão), Katniss adotou a postura de mantenedora. Ela e seu melhor amigo, Gale, caçam em uma área proibida, e desse modo mantem o sustento de suas famílias.
A história começa com essa tensão da colheita. Gale e Katniss tem grandes chances de serem escolhidos para os Jogos Vorazes.
Mas mesmo contra todas as expectativas, o nome do tributo feminino escolhido é o de Prim, irmã de Katnnis.
Para proteger a irmãzinha, Katniss se oferece como tributo do distrito 12, e juntamente com Peeta, o tributo masculino, ela vai rumo à incerteza do futuro.
Na arena eles enfrentam os dispositivos da Capital e uns aos outros. É muito fácil morrer. Há poucos distritos um pouco mais abastados, que treinam seus tributos desde crianças e é uma honra para esses ‘carreiristas’ vencerem os Jogos. Normalmente, eles promovem as piores mortes da arena, e todo cuidado é pouco com esses carreiristas.
Os tributos tem como mentores os vencedores das edições passadas dos Jogos; no caso de Katnnis e Peeta, seu mentor, Haymitch, não parece que será de muita utilidade. Mas esse bêbado forever talvez surpreenda.
Katniss tem talento para sobreviver e fará de tudo para tentar voltar pra casa. Mas com a proximidade do encantador Peeta, ela terá dificuldades para manter a frieza que precisa para tentar vencer os Jogos Vorazes. Porém, Peeta se mostrará mais útil do que se imagina, e acreditem, ele é o responsável pelo encanto da história.

Várias surpresas e um final MUITO tenso nos encaminha ao próximo livro da série: “Em chamas”

Jogos Vorazes é um livro violento. Não que ele promova a violência, pelo contrário, o livro nos mostra a barbárie e a indiferença do ser humano. Ele nos mostra o lado mal das situações e das pessoas. A história pode ser fictícia, mas tem um quê de realismo nas entrelinhas. É um relato fictício da política de pão e circo.
Com uma linguagem simples e dinâmica, Jogos Vorazes é um livro fascinante. A única coisa leve no caos dessa história é Peeta.

O livro foi adaptado para filme e o lançamento foi em março de 2012.
Comentários à respeito do filme a parte, o livro é demais!

Super recomendado!


Informações sobre o Livro:

Título: Jogos Vorazes

Autora: Suzanne Collins 

Gênero: Ficção 

Editora no Brasil: Rocco


Onde comprar: Rocco / Submarino / Saraiva


2 Comments

  1. Resenha PERFEITA.
    Muito boa mesmo, falaste bem de aspectos que considero importante no livro =)

    ResponderExcluir
  2. Jogos Vorazes nunca vai substituir nada, isso é ilusorio. :)
    mas otima resenha :)
    Parabens :)

    ResponderExcluir