Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda…
“O Céu está em Todo Lugar” conta a história de Lennie Walker, uma jovem que acaba de perder sua irmã (Bailey) e está de luto. Mas a chegada de Joe Fontaine e a proximidade com Toby, ex-namorado de Bailey, vão colocar Lennie em uma balança que oscila entre felicidade e tristeza. A relação com Joe trás à tona sentimentos de felicidade, a jovem se apaixona pelo rapaz, mas, ao mesmo tempo, sente-se culpada por achar que essa felicidade é errada, pois, como a própria chamada do livro diz, ela deveria estar de luto e não se apaixonando. Já a relação com Toby é bem mais complicada, os dois estão afundados na tristeza da perda de Bailey e meio que só conseguem consolo um na companhia do outro, só que essa relação acaba se convertendo em algo mais que amizade e companheirismo... o que intensifica o conflito de Lennie que, agora, sente que está traindo a irmã morta e Joe.

A família de Lennie é bem diferente, excêntrica talvez; temos a Avó, cuja principal atividade é cuidar de seu jardim e se dedicar a pinturas; e temos tio Big, que depois de se divorciar de sua quinta esposa, passou a morar com Lennie e avó; tio Big é uma figura grande e de vez em quanto fuma umas rsrs também tem uma obsessão por insetos. A mãe de Lennie não é presente, é caracterizada como uma mulher livre, dessas que viajam pelo mundo com uma mochila nas costas; o único ‘contato’ que Lennie tem com a mãe se dá através de um retrato parcialmente pintado pela Avó, que a jovem e a irmã batizaram de “Mãe pela metade”.

O que dizer dos meninos? Joe Fontaine é um sonho! (e os irmãos dele também rsrs) É um personagem carismático, do tipo que você se sente bem lendo os trechos que tem participação dele, é divertido e romântico (mas não forçado). Toby me pareceu confuso e perdido, mas não mau caráter, e mesmo que ele tivesse "dado uns amassos" na Lennie, dava pra perceber que quem ele amava de verdade era a Bailey, e sentia tanta falto a falta dela que dava muita pena T.T

Achei o livro muito diferente, a forma de narrar, os personagens, é tudo simples, mas ao mesmo tempo especial e inovador. Gostei muito do jogo de palavras que a autora usou para construir determinados cenários e personagens (a exemplo da “Mãe pela metade”). Gostei também de como a Jandy equilibrou drama, humor e romance, tudo na medida certa. A leitura é muito gostosa, quando você menos espera, já está chegando às páginas finais e fica aquela sensação de “está tão bom, não quero que o livro acabe!” (e quando terminei fiquei com vontade de ler de novo!)

A editora Novo Conceito fez um ótimo trabalho nesse livro, a edição é simplesmente linda! Sem falar que em cada capítulo tem umas páginas de notas da personagem Lennie, os poemas que ela escreve em embalagens de bombom, copo descartável, papel rascunho, livro de música...  que deu um ar muito fiel à história.


Observação: "O Céu Está em Todo Lugar" irá para as telonas! Isso mesmo, a atriz a cantora Selena Gomez e sua produtora July Moon compraram os direitos de adaptação; e Serena interpretará a personagem Lennie. Bem, não sou fã da Selena (não odeio, mas também não sinto admiração), contudo, espero que ela e a produtora façam um bom trabalho. O livro é maravilhoso e merece ser bem adaptado.


Informações sobre o Livro:

Título: O Céu Está em Todo Lugar (The Sky is Everywhere)

Autora: Jandy Nelson

Gênero: Romance

Editora: Novo Conceito

Onde comprar:  Saraiva | FNAC


6 Comments

  1. Resenha tão legal @.@! Eu já li esse livro há um tempinho, e simplesmente me apaixonei pela escrita desta autora. Como vc disse, é tão simples, mas tão poético. Eu adorei os rascunhos da Lennie. A novo conceito caprichou bastante nesse livro, as letras das páginas são azuis!!!!!! Sem mais *.*. E eu to "Arrasada" Não sabia que ia virar filme, eu até que gosto do S.Gomez, mas nunca a imaginei como a "Lennon" , espero realmente que ela faça o filme valer a pena, já que o livro é simplesmente lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não imagino ela como a protagonista, mas enfim... vamos ver no que vai dar, só espero que escolham um ator à altura do Joe Fontaine, pq ele além de lindo, é um personagem muito carismático! :)

      Excluir
  2. Que resenha linda *-*
    Adorei, olha.
    É o tipo de livro dengoso que gosto.
    Vai entrar pra lista ;)

    Beijos Juju! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito amor Fernanda o/
      se quiseres emprestado, é só falar :)

      Excluir
  3. Oii!
    Adorei sua resenha, o livro é muito bom mesmo e diferente, ao mesmo tempo de ser uma simples história, foi contado de uma forma muito especial!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. OI Rafa! Adorei a resenha. Achava que esse livro era bem clichê mas você me mostrou que ele é exatamente o contrário e até me deixou curiosa para lê-lo!
    Beijos

    thedandelioninspring.blogspot.com.br

    ResponderExcluir